Tutorial Apache Solr

Admin -  Abril 2, 2019

Cover Image
Instalação do Solr

Antes de iniciar a instalação é necessário possuir o Java JDK 8 instalado na máquina. Para verificar se o Java JDK está instalado utiliza-se o comando: java -version no prompt de comando. Caso não esteja, após descompactar a pasta "tutorial_solr_win" na área de trabalho, entrar na pasta programa e executar como administrador o arquivo jdk-8u144-windows-x64.

O próximo passo é a configuração da variável de ambiente JAVA_HOME, primeiramente acessar o Painel de Controle\Sistema e Segurança\Sistema ou use o atalho WIN + PAUSE/BREAK, clique em configurações avançadas do sistema.

Na aba avançado clique em "Variáveis de Ambiente..."

Serão exibidas todas as variáveis de vabiente. Procure a variável JAVA_HOME, caso não exista, clique "Novo..." nas Variáveis do sistema

Em "Nova Variável de Sistema" preencha o nome da variável e o valor da variável (esse valor será preenchido com o caminho do Java) e clique em "OK"

Vá ao inicio do campo "Valor da variável" e adicione o valor "%JAVA_HOME%\bin;" (sem aspas) e clique em "OK"

Finalizado a configuração da variável, inicia-se a preparação do ambiente Apache Solr, acessando a pasta "programa" mova para a área de trabalho a pasta solr-6.6.4, outra alternativa é fazer o download do pacote Solr. Para executar o Solr abre-se o prompt de comandos, (WIN + x) clique em prompt de comando, muda-se o diretório com o comando cd Desktop\solr-6.6.4\bin

Para iniciar o Solr digita-se agora o comando solr.cmd start. Caso as configurações estejam certas aparecerá a seguinte mensagem: "Waiting up to 30 to see Solr running on port 8983" Started Solr server on port 8983. Happy searching!

Por fim é necessário abrir um browser de preferência e digitar o seguinte endereço "http://localhost:8983", irá carregar uma página com um painel do Solr.

Configuração e Uso do Ambiente Apache Solr

Inicia-se fazendo a indexação de uma base de dados dentro do Solr, O primeiro passo é criar um core dentro do Solr digitando o seguindte comando no prompt do windows: solr.cmd create -c cota_parlamentar. Caso o core seja criado com êxito será exibido uma mensgem com "status:0". Para verificar a criação do core, atualizamos a página no browser usando a tecla F5 e depois selecionando a opção "Core selector".

No próximo passo cria-se a estrutura dos dados dentro do core. Cria-se os nomes dos campos, que serão todos do tipo "string": id_cota, txnomeparlamentar, nucarteiraparlamenta,r sguf, sgpartido, txtdescricao, txtfornecedor, txtcnpjcpf, datemissao, vlrdocumento, vlrglosa, vlrliquido, nummes, numano.

Importa-se a base de dados para realizar a indexação utilizando o link " http://localhost:8983/solr/cota_parlamentar/update/csv?commit=true&escape=\&header=true&separator=;&stream.contentType=text/plain&stream.file= C:\Users\punisher\Desktop\tutorial_solr_win\base_dados\Cota_Parlamentar.csv, basta copiar e colar no navegador e pressionar "Enter", lembrando de alterar no link o nome de usuário. Aguardar até aparecer uma mensagem no navegador com "status: 0" indicando o sucesso da indexação.

Para testar a disponibilidade dos dados clica-se em core Admin, escolhe-se o core pertinente em seguida na página de queries. Após utilizar a caixa de inserção dos valores para a busca e em seguida clicar em confirmar, se os dados forem visualizados significa que tudo está nos conformes.

Teste do solar via Web

Dentro da pasta "web-cota-parlamentar" clicar duas vezes no arquivo "index.html". Na página aberta, existe um campo para realizar as buscas, por exemplo buscar por "pedro". Por fim a página irá mostrar os dados resultantes da busca.

 
Tags:

Posts Consigliati