Programando em Python: Conceitos

Admin -  Abril 12, 2022

Cover Image
Mini curso de Python

Programar, em resumo, é passar a um computador uma série de instruções, mas para que o computador compreenda o que queremos que ele faça é necessário uma forma de comunicação entre máquina e usuário, damos a essa ferramenta utilizada para comunicação o nome de linguagem de programação.

Assim como no português ou em qualquer outro idioma existem regras para a comunicação, o mesmo vale para as linguagens de programação, porém o computador é bem severo na correção e basta um erro para que você tire 0 na sua avaliação recebendo um "syntax error". Ser fluente em uma linguagem de programação exige tanto quanto aprender um novo idioma.

Uma série de linhas escritas para o computador é um programa ou código, ele irá executar todo o código, todas as instruções dadas linha por linha. O código escrito é considerado uma entrada para o computador e caso haja um resultado este sera considerado uma saída.

As vezes escrevemos tantas instruções que podemos nos perder na nossa própria "redação", para auxiliar o usuário existe nas linguagens de programação o comentário, que nada mais é que uma parte do código que o computador simplesmente ignora e serve para numa posterior leitura o usuário ou outra pessoa possa ter mais facilidade na compreensão do código.

Neste tutorial iremos ver alguns conceitos básicos de uma linguagem de programação o Python e iremos avançar um pouco mais nos conceitos sempre exemplificando com esta linguagem. O primeiro passo e dar ao computador todas as regras que ele necessita saber para entender o seu código faremos isso instalando o Python, se seu sistema operacional utiliza o kernel Linux não precisa nem se preocupar ele já te entende em Python, caso você utiliza o Janelas ("Windows") será necessário fazer a instalação, basta baixar o executável de acordo com a arquitetura do seu processador(x64 ou x86) diretamente do site oficial.

Como qualquer primeiro tutorial que preze nossa primeira linha de código em Python será um "Olá mundo" para tal no Linux basta abrir o terminal e digitar python, no Windows abrimos o menu iniciar, clicamos em executar e depois digitamos o caminho até o arquivo python.exe um exemplo seria C:\python36\python.exe.

No terminal iremos ver os seguintes caracteres >>>, isto indica que o Python está esperando suas instruções, de início vamos passar a ele linha por linha, mais a frente veremos como passar todo um código de uma vez.

Vamos passar o primeiro comando para o computador, digitamos print('Olá Mundo') no terminal, ele imediatamente te mostrará Olá mundo. Nos próximos tutoriais aprofundaremos nos conceitos e na linguagem. Até mais!

 
Tags:

Posts Consigliati